A configuração de uma interface dummy (fictícia/fantasma) é útil quando desejamos que o sistema reconheça uma interface interna (com endereço IP configurado) não vínculada diretamente à uma interface física.
Em ambientes com ASN (Sistemas Autônomos), esta configuração pode ser útil para disponibilizar um IP do roteador/firewall, independente do link de entrada – para não usar o IP das interfaces de enlace, por exemplo. O mesmo se aplica para navegação, usando o mesmo IP (em fail-over) de saída, seja qual for o link selecionado.
Resolvi escrever este artigo porque precisei ativar o recurso em uma instalação nova, mas, em versões mais recentes, o processo mudou.
Não sei há outra opção, mas precisei configurar através do iproute2.
modprobe dummy ip link add dummy0 type dummy ip link set dummy0 up ip addr add 200.x.y.254/32 dev dummy0 ip route add default via 200.x.y.1 src 200.x.y.254
Olá, a Interface dummy poderia ser usada no lugar da loopback?
Desculpe pela demora, ando um pouco ocupado com alguns projetos.
Como a interface de loopback é interna e utilizada por diferentes serviços, não sei se seria correto dizer que a dummy possa substituí-la. Já utilizamos em nossa estrutura para ser referência única de conexão de VPN (bind), pois somos “sistema autônomo” (AS) e o servidor pode ser alcançado por diferentes caminhos!