sat

Li, agora pouco, no facebook, um artigo sobre um novo serviço de banda larga (via satélite) que está chegando ao Brasil, prometendo 100% de cobertura. Até que ponto isto é vantajoso e quem se beneficia?

Acredite, é importante compreender bem isto! 😉

Esta é uma excelente alternativa para quem vive em localidades onde a disponibilidade do acesso por par metálico ou fibra é inviável. Mas, não é uma boa alternativa para quem já conta com este tipo de cobertura (conexão cabeada).

A latência, em soluções de satélite, é bastante elevada (consideravelmente) e o custo do serviço tende ser maior. Na maioria das vezes, é uma solução indicada para quem vive em locais de difícil acesso ou cobertura (como fazendas) e necessita de um link de Internet para agilizar suas tarefas.

É uma opção interessante para quem não conta com outras alternativas. Tenho experiência com diferentes links de dados e a verdade é que até hoje não encontrei uma solução tão estável quanto a encontrada em conexões cabeadas.

Confiram, na íntegra, a matéria:
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/5233230/servico-banda-larga-norte-americano-chega-brasil-prometendo-100-cobertura

Há relatos de que a latência mínima será em torno de 600ms (é muita coisa), o upload máximo chegará a 2Mb (é suficiente para quem não provê serviços) e também trabalhará em banda KA (sujeita a grandes variações sob chuva). Ou seja, é uma solução para quem não tem outra opção.