ransomware

Ransomware é uma praga digital, “bastante recente”, que vem causando muita dor de cabeça aos administradores de rede. A principal diferença em relação a outras ameaças é o sequestro de dados, a partir da encriptação e desbloqueio mediante pagamento. Se isto é um problema desagradável para o usuário doméstico, será um motivo para desespero dentro do ambiente corporativo, pois sua propagação em rede pode atingir os servidores também.

A Kaspersky disponibilizou gratuitamente uma ferramenta anti-ransomware:
https://go.kaspersky.com/Anti-ransomware-tool_soc.html?utm_source=smm_fb&utm_medium=la-pt_fb_p_0816

Mas, cabe aqui uma reflexão….

De uma maneira geral, mantenha o firewall ativo (restritivo), com as atualizações de sistema operacional e antivírus sempre em dia – os antivírus mais atuais detectam estas pragas. Seja como for, é importante que as pessoas compreendam que o acesso de Internet, no ambiente de trabalho, merece um cuidado maior. O perfil de navegação doméstica não pode ser refletido no ambiente de trabalho, pois as consequências não serão as mesmas.

O acesso de Internet, nas empresas, deve ser encarado como uma ferramenta de trabalho e o acesso à portais de notícias ou entretenimento é uma cortesia que é dada de acordo com o interesse da empresa. O ideal é que a navegação seja sempre restritiva. Na semana passada fui contactado, por uma que presta serviços de saúde (atendimento particular), para auxiliar na remoção de um ransomware que atingiu os servidores e provocou a indisponibilidade dos serviços oferecidos. Ironicamente, eu estava muito gripado e não pude me deslocar (risos). Mas, o transtorno foi enorme.

Você pode até tentar remover uma praga como esta, mas, depois de contaminado, o computador deixa de ser tão confiável. E, muitas vezes, não é possível retornar ao estado anterior ao da contaminação. Normalmente, recupera-se os arquivos principais ou essenciais para posterior formatação (é o ideal). Dentro do ambiente corporativo isto não é tão simples, principalmente quando a contaminação atinge alguns servidores, pois paralisaria os serviços oferecidos.

Então, mais importante que manter o antivírus atualizado, é diminuir sua exposição à este tipo de ameça. A liberdade de acesso é inversamente proporcional a segurança.  😉